top of page

Conferencistas

24.10.17

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), com estágio doutoral no Institut Catholique de Paris-Université de Poitiers (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade; e professor visitante na Pós-Graduação em Filosofia Contemporânea da Faculdade São Bento da Bahia. Integra o Grupo de Pesquisa Filosofia Moderna e Contemporânea da UFBA. É membro do Centro Brasileiro de Estudos sobre o Pensamento de Emmanuel Levinas (CEBEL); sócio-fundador da Associação Sul-Americana de Filosofia e Teologia Interculturais (ASAFTI); e membro da Associação Latino Americana de Literatura e Teologia (ALALITE). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nas seguintes áreas: Fenomenologia; Ética da Alteridade; Filosofia da Religião; Filosofia e Literatura Brasileira.

Conferência de Abertura: "Heidegger interpelado pela filosofia da alteridade"

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e Doutorado em Filosofia pelo Programa de Doutorado Integrado de Filosofia da UFPB-UFPE-UFRN (2012). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, História da Filosofia, Filosofia Contemporânea, Fenomenologia e Hermenêutica (centrando sua pesquisa em autores como Husserl e Heidegger) . Participou do Grupo de Estudos de Bioética, do Grupo de Estudos Hegel - ambos vinculados ao Departamento de Filosofia da UFPE -, e do grupo de estudos Hermes, vinculado ao Departamento de Filosofia da UFPB. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no Campus de Vitória da Conquista, e é Coordenador do Grupo de Pesquisa Phainómenon.

Mesa-redonda: A insuficiência das ciências particulares perante a exigência da unidade da Compreensão

Minicurso 2: A Fenomenologia e as Ciências Particulares

Profa. Dra. Caroline Vasconcelos Ribeiro (UEFS)

Profa.Dra. Glória Maria Ferreira Ribeiro (UFSJ)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1997), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutorado em Filosofia pela UNICAMP (2008), sob a orientação do professor Dr. Zeljko Loparic. É Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do GT de Filosofia da Psicanálise da ANPOF.  Membro da IWA (International Winnicott Association) e da SBPW (Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana).

Minicurso 1: “O problema do corpo no pensamento de Martin Heidegger”

Prof. Dr. Fábio Albuquerque (UESB)

Mesa-redonda: Homem, mundo e decadência

Graduação e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado pelo Programa Integrado de Doutorado em Filosofia UFPB-UFRN-UFPE com estágio doutoral na Università degli Studi di Padova  com apoio da CAPES. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no curso de Licenciatura em Filosofia do Campus I.

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2007), graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia- UFBA (1995), graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1985). Atualmente é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea e Ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, ontologia, estética, mundo, si-mesmo, corporeidade, ensino de Filosofia e estágio.

Mesa-redonda: Corporeidade e existência em Heidegger 

Prof. Dr. Flávio Oliveira Silva (UNEB)

Profa. Dra. Denise Magalhães da Costa (UFRB)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professor(a) associado I V da Universidade Federal de São João Del-Rei. Exercendo a coordenação do Laboratório de Estética Ártemis - estudos de ontologia e patrimônio da UFSJ Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cultura, existência e linguagem.

Conferência Final: Linguagem e experiência mítica.

Minicurso 3: Morte e linguagem no conto "A hora e a vez de Augusto Matraga"

Profa.Dra. Heliana Henriques (UFT)

Prof. Dr. Luciano Santos Costa (UNEB)

Site Wix criado por Charliston Pablo do Nascimento 2017.

Possui mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba.É professora da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, verdade, cultura, formação, Estética e filosofia da arte.

Minicurso 4: Arte e (des)-Formação em Heidegger

bottom of page